Código: | OP00034 | ||||||||||||||||||||||||||
Sigla: | DG | ||||||||||||||||||||||||||
Secção/Departamento: | Artes | ||||||||||||||||||||||||||
Semestre/Trimestre: | 1º Semestre | ||||||||||||||||||||||||||
Cursos: |
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Nº de semanas letivas: | 15 | ||||||||||||||||||||||||||
Carga horária: |
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Responsável: |
Fernando Alberto Pinho Alves |
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Corpo docente: |
Fernando Alberto Pinho Alves |
Português
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Esta unidade curricular pretende possibilitar aos alunos o desenvolvimento das competências essenciais, teóricas e práticas, no que respeita às artes gráficas. Pretende-se desenvolver competências que sejam facilitadoras do desenvolvimento da informação, do conhecimento e da produção de materiais na área do design de comunicação. Essas competências desenvolvem-se através da execução prática de projetos que envolvem o tratamento composto de textos, imagens e outros elementos visuais. Os seus objetivos são os seguintes:
Conhece e utiliza de forma adequada os diferentes meios de produção gráfica
Revela autonomia na abordagem e na resolução de problemas
Interage com os outros promovendo ambientes de trabalho produtivos
Reconhece e caracteriza os elementos nucleares do design de comunicação
Identifica princípios de organização gráfica em elementos compostos
Revela conhecimentos no domínio de técnicas e processos de produção gráfica
Desenvolve projetos gráficos no domínio da comunicação social
Conteúdos programáticos
Os conteúdos estão relacionados com a abordagem das linguagens gráficas inerentes à conceção, produção e apresentação de Cartazes, Logotipos e Maquetização de capas de revistas, nomeadamente:
- A linguagem gráfica e os seus elementos.
- O design gráfico e as artes gráficas.
- Ilustração, imagem e texto.
- Materiais impressos e não impressos.
- Técnicas e processos de criação de produtos de comunicação visual.
- Criação e maquetização de produtos de comunicação visual.
- Apresentação de trabalhos.
Articulação dos conteúdos programáticos com os objetivos da unidade curricular
Pretende-se dotar os estudantes de um conjunto de instrumentos operatórios que vão ao encontro dos objetivos delineados e lhes permitam compreender, analisar e desenvolver as diversas dimensões do design gráfico, tanto em termos expressivos como estéticos e comunicativos. A intervenção consequente em áreas de atuação específica, através do recurso a metodologias de projeto, visa proporcionar uma sistematização, aprofundamento e consolidação de conhecimentos adquiridos previamente, por um lado, e promover a aquisição e desenvolvimento de métodos de trabalho individualizados e de autonomia criativa, capazes de delinear espaços de diálogo com outros campos da comunicação e do design. Pretende-se, assim, que os estudantes entendam a importância das artes gráficas e do design de comunicação no universo da comunicação visual, quer se trate das áreas editorial ou promocional.
As sessões serão centradas na discussão em plenário e/ou pequenos grupos a partir da informação fornecida diretamente pelo docente ou com recurso à utilização de materiais variados.
O processo compreenderá:
- A discussão e análise de produtos de comunicação impressa e não impressa,
nomeadamente cartazes, logotipos e capas de revistas.
- O estudo da anatomia de fontes e a importância da cor.
- A captura, edição e apresentação de imagens digitais.
- A conceção e concretização de projetos - design de comunicação.
- A apresentação e discussão de trabalhos.
- Visitas de estudos ao meio produtivo e criativo, relacionadas com o universo gráfico.
Articulação das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular.
Nesta unidade curricular serão utilizadas metodologias que, de forma estruturada, conjuguem as dimensões analíticas, crítica e experimental, propostas pelos conteúdos programáticos.
O trabalho desenvolvido será de natureza teórico-prática e estará assente em duas grandes vertentes: por um lado o estudo das metodologias essenciais que permitirão realizar uma análise crítica e suportada em conhecimentos científicos dos objetos em estudo, permitindo ao estudante construir o seu conhecimento de uma forma sustentada; por outro lado, privilegiando uma dimensão experimental, a exploração das potencialidades comunicacionais e expressivas apresentadas pelos diversos processos e técnicas de artes gráficas para o design de comunicação.
Pretende-se, ainda, promover uma crescente autonomia na utilização dos diferentes equipamentos, assim como na realização de procedimentos, nos diferentes campos de atuação em artes gráficas, nomeadamente recorrendo a visitas a empresas gráficas e a museus.
A articulação entre estas vertentes será desenvolvida quer através da realização de exercícios e propostas de trabalho faseadas que possibilitem uma aquisição sistematizada e fundamentada de conhecimentos e capacidades de análise e execução, quer através do contacto com produtos concretos, com vista a estabelecer uma ampliação das perspetivas criativas e tecnológicas inerentes a esta área de intervenção.
Neste sentido, as sessões de trabalho irão desenvolver-se em contextos distintos, contemplando a análise e discussão de produtos de comunicação gráfica impressos e não impressos a par de um trabalho de experimentação técnica dentro e fora da sala de aula.
Pretende-se, com esta metodologia estabelecer, nas sessões de trabalho, uma sistemática articulação entre a aquisição de conhecimentos teóricos e o desenvolvimento de competências funcionais nos diferentes campos da produção em artes gráfica, perspetivando a sua aplicação em contextos variados, evidenciando a relação entre os domínios da perceção, do conhecimento e do design de comunicação.
Neste sentido promove-se acima de tudo a descoberta de campos e áreas de intervenção, que garantam um aprofundamento e consolidação de conhecimentos estruturantes sobre as artes gráficas e o design de comunicação, convidando os alunos a apresentarem propostas criativas, decorrentes de processos de investigação que permitam a sua afirmação em termos estéticos e comunicacionais.
Avaliação e classificação
Espera-se que cada estudante:
- Esteja presente no mínimo em 50% das aulas.
- Participe na análise e discussão das visitas de estudo e preparação da
exposição dos trabalhos.
- Execute os trabalhos propostos nos tempos propostos.
O trabalho desenvolvido na UC será objeto do seguinte modelo de avaliação:
- Competências informáticas e criatividade 20%
- Produção de um Cartaz 15%
- Produção de um Logótipo 20%
- Maquetização de 4 páginas de jornal, incluindo capa e logo 25%.
- Participação na preparação e montagem da exposição dos trabalhos e
participação nas visitas de estudo programadas 20% .
- Esteja presente no mínimo em 50% das aulas.
- Participe na análise e discussão das visitas de estudo e preparação da
exposição dos trabalhos.
- Execute os trabalhos propostos nos tempos propostos.
Observações
A orientação tutorial terá como objetivo orientar os trabalhos em curso. Decorrerá em pequeno grupo ou individualmente, quando necessário, e poderá ser realizada presencialmente ou à distância.
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